Você já teve um Déjà vu?



Oi Pessoal!
Tudo bem?

Déjà vu, pronuncia-se Déjà vi, é um termo da língua francesa, que significa “já visto”. Déjà vu é uma reação psicológica que faz com que o cérebro transmita para o indivíduo que ele já esteve naquele lugar, sem jamais ter ido, ou que conhece alguém, mas que nunca a viu antes.

Déjà vu é uma sensação que surge ocasionalmente, ocorre quando fazemos, dissemos ou vemos algo que dá a sensação de já ter feito ou visto antes, porém isso nunca ocorre. O déjà vu aparece como um “replay” de alguma cena, onde a pessoa tem certeza que já passou por aquele momento, mas realmente isso nunca ocorreu.

O déjà vu ocorre porque o cérebro possui vários tipos de memória, como a memória imediata, que é capaz de repetir um número de telefone e depois esquecê-los. A memória de curto prazo dura algumas horas e a memória de longo prazo, que dura meses ou até anos. O déjà vu é na verdade, uma falha no cérebro, onde os fatos que estão acontecendo são armazenados diretamente na memória de longo ou médio prazo, quando o correto seria ir para a memória imediata, dando assim a sensação que o fato já ocorreu antes.

Um fato curioso me aconteceu, saímos de Pinhalzinho na quarta-feira de manhã de carona em uma carreta, eu e o Edi, durante o trajeto, no meio de uma conversa me deu a sensação que já tinha visto e falado aquilo antes! Bom, o trajeto foi até Braço do Norte, onde iriamos buscar um carro, tirei várias fotos como vocês podem ver a seguir:





Voltando para casa de carro umas 22hs, seriam 535Km de estrada! Chegando na Serra do Rio do Rastro começou a chover muito e tive novamente um déjà vu, mas sentia que deveria mudar o final da história! Pra quem não conhece a serra, da uma olhadinha o que passamos!
  

Com a quantidade de chuva que havia, começou a alagar as estradas, e paramos em um refúgio, na dúvida se íamos ou esperávamos, resolvemos seguir adiante, depois que um caminhão passou por nós. Numa determinada curva, em que a cachoeira fica de frente para a estrada, o caminhão parou e consequentemente tivemos que parar também, mas para nosso desespero o carro não saiu mais do lugar, o caminhão seguiu em frente e nós ficamos presos nas pedras, a chuva era tanta que desmoronou o barranco e a cachoeira seguiu o curso da estrada!

Para tentarmos sair dali o Edi deixou o carro descer com a correnteza até encostarmos na mureta de proteção da via, com isso tentou ir para o lado e para frente, quando saímos foi um alivio porém ainda tinha que passar a cachoeira, coitado do carro aprendeu a nadar, chegou até a molhar os pés de tanta água!

Mas ainda tinha mais uns quilômetros de curvas pela frente, e tínhamos que sair dali para não ficarmos presos, para ajudar, como a chuva as luzes ficavam apagando.. Fui com os dedos cruzados e chegando o GPS até terminar a serra, foi um grande alivio, e eu sabia que se tivesse ficado não seria uma boa coisa!

No trecho até São Joaquim tinha muita queda de barreira, água e pedras na pista, cada parte era um novo susto! Depois de Lages tinha um trecho enorme sem sinalização e com a chuva não se via nada pela frente, mas depois de longas 24hs de viagem finalmente chegamos em casa! 

Nada como o Lar! HEHE Foi uma aventura e tanto! 

E você? Já passou por um sufoco destes que você já sabia qual seria o final?

Beijos!
Até a próxima!



Comentários